sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Um dia muito especial, na aldeia Juvandes - Lamego

No passado Sábado, 25 de Agosto, fez precisamente um ano que ouvi nas urgências do H.Pedro Hispano em Matosinhos, que tinha cancro de mama. Então, como ainda não posso festejar, o meu irmão Jorge, sem saber que esse dia para mim é o dia D, fez-me um convite. Dar um passeio até Lamego, onde já não ía há um tempo. Aceitei sem hesitar. Tinha a certeza que ficando em casa, não me saíria da memória tudo que senti nesse dia. Está tudo gravado como se tivesse sido hoje.
Então lá fui eu mais os rapazes (os meus três irmãos, Jorge, Tó e o Zé Manel). Também foram a Mani com os filhos e o nosso já amigo António que também vive no Brasil.
Foi muito bom, reveviver bons tempos da nossa infância, aquelas casas típicas de aldeia, já são poucas é certo, mas as que existem ainda, são lindas.
Depois de um lanche daqueles....... presunto, chouriço, salpicão, pão, vinho e outros...tudo lá feito na terra... bem, minhas amigas, até já me está a crescer água na boca.
A fruta nem se fala. Tinha de tudo, maçãs verdes e vermelhas, pêras, pêssegos, ameixas caranguejeiras, morangos, kiwis e tantos outros. Era só tirar e comer. Os micróbios, esses lá não existem. Tavam de férias....hehehe. Soube tudo tão bem.
A chuva também não faltou e da grossa.
Conheci uma 2ª geração de primos que adorei. Malta nova e super simpática.
No final da tarde fomos á missa. Aí, claro, era inevitável pensar no dia D, em todos vós e na nossa Anixinha. Era impossível conter a emoção. A Igreja é pequena mas linda e muito bem decorada. Senti alguns olhares voltados para mim. Também ali são todos meus primos, tios de 1º, 2º, 3º.... grau, mais de metade eu não conheço. Mas já toda a gente sabia que eu estava lá e que estava doente, então a curiosidade era imensa.
Fiquei muito emocionada, a missa foi muito gira, o Padre super simpático, muita malta nova a participar. Crianças que cantavam e liam os Salmos, o coro era só de jovens com guitarras e tudo. Na comunhão, o Padre vinha até aos lugares ter com os fieis para lhes dar a óstia. Bem, foi uma missa muito "Intimista". Acho que em toda a minha vida, mesmo em Fátima, nunca me senti tão perturbada com uma Missa.
No final, ficam todos um pouco na conversa, o Padre passa por os fieis e despede-se amávelmente. Foi muiiiito bom mesmo eu ter ído.

Agora, deixo-vos com algumas fotos dessa linda aldeia em Lamego que se chama Juvandes.

Beijinhos grandes para todos

7 comentários:

Anônimo disse...

Em primeio de tudo, dar-te os parabéns pela coragem de publicares as tuas fotos. Esteja uma mulher da maneira que estiver, temos sempre a nossa beleza. E o mais importante é sentirmo-nos bem conosco. O tal dia das decisões esta a chegar, a angustia é cada vez maior, mas tenho fé que vai correr tudo bem.
Vou voltar mais vezes.
Blogando-me
Bjs fofos

Nela disse...

Estamos a festejar muitas datas por esta altura. Óptimo. Sinal de que estamos cá e bem.

Parabéns Aida. Sei (sei perfeitamente!) como te terás sentido há um ano. É indescritível. Mas depois a vida continua, nós continuamos e vamos olhando para o calendário e festejando. E a confiança vai crescendo ao mesmo ritmo a que o medo vai diminuindo.

E assim vamos construindo uma nova vida feita de compromissos e equilibrios.

Beijinhos Aida, Tchim Tchim.

Anônimo disse...

.....
Oi, linda!

Pois é, ainda o que me dá mais raiva, nas aldeias, é a farturinha de fruta! Nós aqui compramos umas maçãs industriais caríssimas, e lá caiem no chão. E as ameixas? Como eu gosto de ir à árvore colhê-las, ficar toda lambusada.... ai que bom!!! E os figos???? E se forem "roubadinhos".... é!...gosto muito de ir pelos caminhos pendurar-me nos muros e ir comendo... roubar para comer não é pecado..... às vezes peço.
Uma vez na Ilha do Pico ( que é a mais bravia das ilhas dos Açores), mas para mim a que me mais agrada, vi uma figueira e záz... o dono, um velhote super simpático, disse logo, "oh minha senhora, venha mas é aqui deste lado, que aqui é que estão bons" . Pois, de fora toda a gente levava, e lá dentro é que estavam os bons! Claro que estivemos todos a conversar um bocadinho, e qual não foi o meu espanto quando chega a esposa do velhote com uma grande sacada de figos, para eu levar!..... Foi pena... muitos dos figos foram para o lixo... já não tinhamos barriga... e estavamos com o Oceano a separar-nos de casa...
Ai, aqui perto tinha feito uma panela de doce de figo, ai se não!!
Mas realmente, tudo é fantástico nas aldeias... tudo tem um gosto tão "bom"....
Mas aldeia, aldeia tem de ser para o interior, por aqui já está tudo adulterado.... até os figoa já não prestam........

Até amanhã. laura

Loulou disse...

Querida Aida,

Mais uma data para podermos brindar amanhã (desculpas para uns copos, hehehe).

Viva, linda!

Uma grande beijoca

Anônimo disse...

Lamego... a nossa primeira coincidência... Já haviamos trocado algumas destas fotos! Primeiro sinal de uma futura grande amizade, tenho eu plena certeza...
O slideshow está lindo! Foi maravilhoso teres postado!

Estes teus sentimentos descritos são a tua alma carregada de bondade e de compreensão para com a vida.

Obrigada pela boa escola que tens sido para mim.

És linda!

X

Anônimo disse...

Ta tudo dito.és maravilhsa por dentro e por fora e tão transparente como só sabe ser alguem de coraçao puro.beijocas linda.

monted'ufe disse...

Olá Aida.
Ao colocar no google a palavra "Juvandes", para procurar uma noticia que diz respeito à Póvoa e Juvandes, encontro este blogue. Fiquei surpreendido, e ao mesmo tempo contente, ao ver um blogue que fala de terras que cada vez se encontram mais esquecidas no tempo. Não é no entanto essa a razão de aqui estar a escrever, mas sim a dar-te os meus sinceros parabéns pela tua coragem. Desejo que recuperes rápidamnente, e que a tu e a todas as tuas amigas que se encontram nessa situação, possam viver uma vida de alegria, paz e amizade juntas de tudo quanto vos é querido.