sábado, 30 de junho de 2007

Molécula promissora contra o cancro


Uma pequena molécula, pouco dispendiosa e pouco tóxica, poderá proximamente ser utilizada no tratamento de várias formas de cancro, afirmaram investigadores canadianos, informa a agência Lusa.

A investigação, conduzida por Evangelos Michelakis, da Universidade de Alberta, no Canadá, demonstrou que esta molécula, dichloroacetato (DCA), pode provocar uma regressão de vários cancros, nomeadamente do pulmão, da mama e tumores cerebrais, especifica a universidade em comunicado.

Os resultados, por enquanto preliminares, do trabalho de Evangelos Michelakis e colegas, foram publicados terça-feira na revista médica «Câncer Cell».

O DCA parece reparar os danos causados pelo cancro nas mitocôndrias, as unidades no seio das células que convertem os nutrientes em energia, e a sua utilização teve como consequência uma «redução de tumores cancerosos tanto em testes laboratoriais como em animais».

As células cancerosas suprimem as suas mitocôndrias, o que lhes dá vantagem sobre as outras células.
Como as mitocôndrias controlam a morte das células, este fenómeno impede as células cancerosas de morrer.

Contudo, segundo o investigador, o DCA permite reverter este fenómeno e reprogramar as células cancerosas para que se tornem mortais.

«O DCA vai restaurar a função mitocondrial induzindo a morte da célula afectada», explicou Sébastien Bonnet, um dos investigadores da equipa.

Por outro lado, o «DCA não tem nenhum efeito sobre as células sãs, enquanto que actualmente os medicamentos não são capazes de distinguir entre uma célula cancerosa e uma célula sã», acrescentou.

O interesse do DCA é que esta substância «poderá permitir o tratamento de diferentes formas de cancro, uma vez que todas elas suprimem a função mitocondrial», sublinhou Michelakis.

Além disso, trata-se de uma molécula facilmente absorvível pelo organismo, por via oral, e «relativamente não-tóxica», que pode ser testada imediatamente em doentes cancerosos, acrescentou.

«Estas investigações preliminares são encorajadoras e trazem esperança a todos os que sofrem de cancro», afirmou Philip Branton, director científico para a área do cancro, dos Institutos de Investigação em Saúde, do Canadá, que financiaram este estudo.

15 comentários:

Nela disse...

Boa!
Todas estas ainda hipóteses nos dão um sentimento de esperança. Mais cedo ou mais tarde, estas hipóteses serão testadas e algumas vão provar ser eficazes.

Obrigada Aida
Bom fim de semana

laura disse...

.....
Pois é, noticias sensacionais, vêm todos os dias, mas ainda têm de ser testadas; de qualquer maneira o importante é que continuam a desenvolver estudos e qualquer dia aparece a "tal molécula" inócua que cura e não é tóxica e sobretudo que não produza sofrimento.

Aproveita bem o Domingo. bjs. laura

Anônimo disse...

ola Aidinha linda omtem nao voltei estava mt cansada,entao as francezinhas estavam boas,beijo grande e talvez ate logo bom domingo para ti e quem te lê

laura disse...

....
aidinha

Como não uso o Hotmail só agora vi a tua mensagem. E já respondi.
Obrigadinha.
Aproveita bem o Domingo, amanhã é outro dia.... Bjs. laura

Anônimo disse...

Bom dia. Aida só hoje me sentei e li a noticia do principio ao fim, e que contente eu fico com estas esperanças cientificas. Tambem me parece que mais cedo do que aquilo que nós esperamos algo vai aparecer para curar e regredir esta maldita doença. Essa molécula parece ser uma grande descoberta e pode ser experimentada em humanos com doença, sem danos. Que bom! vamos ver. Obrigada por esta noticia Aida. Beijinhos.Isa.

Anixinh@ disse...

Ola Aida , entao como correu hoje o exme ja sabes como vais fazer os tratamentos?
Eu ja tinha lido esta noticia , achei mto interessante , quem sabe se iremos exprimentar esta nova terapia .
A que ter esperança sempre , e a ciencia esta a dar grandes passos no combate a esta doença , o que é muito bom .
Beijinhos enormes e um optimo dia
Anixinha

Nela disse...

Aida,

Tens novidades? Conta!
Uma beijoca

BiChOs Do MaTo disse...

Olá Aida
ainda bem....qualquer cura vem sempre a tempo....quem sabe alguma de nós possa beneficiar disto.
bjs

sabes que nunca provei uma francesinha!!!!!!!!!

ouvi dizer que foste ao medico, conta as novidades.
bjs grds
Lara

Anônimo disse...

ola aida,
destas noticias, é que nós precisamos.
beijos
e tem um resto de boa noite
isabelguerreiro.blogs.sapo.pt

Anônimo disse...

..........
Aidinha linda!
6ª feira o teu coração vai fazer a "inspecção" vê lá se aproveitas a nossa força para ficares "aprovada"
Não nos deixes ficar mal....

E, depois pela tarde será o nosso encontro, eu levo uma flor na mão do meu jardim, combinado?

Beijinhos dos grandes. laura

ai as letras! mcrxophe......

Anixinh@ disse...

Oi Aidinha , e então noticias fresquinhas , não há , ..
Bom ja sei que a medica nao pode vir e que a consulta foi adiada , vais ver que esse coração vai estar tão forte , tão forte que eles vao perguntar que tipo de terapia tens feito e tu dizes , é da imensa energia que existe na blogosfera que contagia tdas as pessoas que por ali passam , onde existe amizade ,esperança e mtos miminhos pra tds , e ja agora deixo mais um miminho , mtos beijinhos pra ti e td a correr pelo melhor .
Beijinhoooooooossssss
Anixinha

Nela disse...

Miminhos. Miminhos. Miminhos

Anônimo disse...

......
Oi, Aidinha!
Então o que aconteceu com a consulta?
Eu sou sempre a última a saber.....
é como o marido......
Olha boneca, que mandracice é essa?
O teu post já é do mês passado.....
já estou cheia de mléculas.... vê se mudas o disco.....
Logo não há serão, já sabes, mas vê se apareces, eu vou toda "pinoca"
o vestido preto,bem decotadinho..
do "Cavalli" que é meio amalucado mas com coisas giras (pra mim que sou avançada...) É preto mas á frente é cheio de flores de muitas cores... um must.... o meu velhote vai ficar de olhos em bico....
Eu vou ver se te vejo e se vir vou dar-te dois chochos repinicados....
Eu disse que eram bodas de ouro, mas não, são de 40 anos de casados, têm medo de não chegar aos 50..e assim festejam na ternura dos 40...
Tá bem, têm muito dinheiro...mas muitos desgostos, o filho único há 10 anos "apareceu morto" acidente de caça....
~`E o que eu digo, cada um tem o seu cancrozinho....

Até logo! Beijinhos saborosos.laura

Anônimo disse...

ola miga linda,e só para te dizer k gosto mt de ti.Beijo grande para ti e quem te lê

Rico disse...

Ando mais ou menos a averiguar vários tratamentos alternativos contra o cancro e este parece ser um dos mais prometedores em seguida ao Essiac e a Graviola e por ultimo um outro achado como o Kangalite.

Ainda não adicionei o "DCA" dichloroacetato ao meu site, mas será metido la em breve, infelizmente o site é em Inglês mas é interessante de ser lido..

Gostei muito deste posting mas o que falta é aonde obter este ingrediente magico, e encontrei uma loja na web aonde o fornecem não é muito barato mas vale a pena experimentar se é caso de vida e morte (não é) O site chama-se "New Day Health Products" e este produto tomasse numa dose pessoal que é de 12mg por quilo de peso que a pessoa tem...exemplo se a pessoa tem 70kg seria 70x12=840mg que é dissolvido em agua a temperatura ambiente e toma-se só uma vez de 24 em 24horas para não haver acumulação do produto.

Também importante nunca misturar com líquidos quentes, e deve ser suplementado com vitamina B1 e deve-se beber café com cafeína, chá preto.

Espero que esta informação seja de alguma ajuda na luta.

Jinhos

Rico-Receitas Testadas e Experimentadas