segunda-feira, 28 de maio de 2007

Descobertos genes que potenciam cancro da mama

Uma equipa internacional de cientistas, identificou quatro novos genes que aumentam o risco de contrair cancro da mama, o que pode ajudar a prevenir a doença e indicar melhores tratamentos, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature citada pela Lusa.

Os geneticistas estudaram o ADN de perto de 50 mil mulheres, metade das quais saudáveis e a outra metade com cancro da mama.

O perito Douglas Easton, da Universidade de Cambridge, um dos responsáveis pela investigação, disse esperar que o método usado para identificar estes quatro genes, sirva para descobrir «muitos mais genes do candro da mama».

A descoberta pode servir para ajudar a identificar que mulheres são mais susceptíveis a desenvolver a doença.

Até agora, os cientistas identificaram genes que equivalem a cerca de um quarto dos cancros da mama herdados, estando por desvendar centenas de genes.

A equipa de Douglas Easton, comparou os genomas de 4.400 mulheres com cancro da mama, com os de 4.300 mulheres saudáveis, tendo identificado 30 diferenças no seu ADN que podem estar relacionadas com o cancro da mama.

Estas diferenças foram então comparadas com 40 mil mulheres, metade das quais com cancro da mama. Os quatro genes identificados(FGFR2, TNRC9, MAP3K1 e LSP1) são responsáveis por quatro por cento dos cancros da mama (179 casos em 44 mil diagnosticados todos os anos no mundo).

A investigação é considerada uma das mais significativas descobertas na área desde a década de 1990, quando os cientistas identificaram dois genes raros (BRCA1 e BRCA2), que contribuem para o cancro da mama.

O cancro da mama é o tumor maligno que mais afecta as mulheres portuguesas e entre 5 a 10 por cento do total de casos são hereditários.

9 comentários:

Anônimo disse...

.....
Olá minha querida!
Para começar, gosto muito que me tratem por tu (põe-nos mais á vontade)
Fiquei muito contente com o teu desabafo por te sentires bem com a comunicação pela internet. O mesmo se passa comigo. Eu era voluntária por amor ao próximo, e sentia-me um pouco frustrada por ter desistido de o ser, era um vazio.
Agora encontrei-vos e estou muito feliz com vocês!
Sobre o Hos. Matozinhos, tenho ouvido bons elogios, muitos médicos de lá foram do Sto. António
Fala do teu filhinho, a idade, eu gosto de saber essas coisas e a ti faz-te bem.
Não moramos muito longe uma da outra, um dia vamos encontrar-nos.
Havemos de pensar nisso.
Vai dando noticias.... Confia.
laura

Aida guimarães disse...

Olá Laura.
Então é assim:
O meu filho é a nossa vida(minha e do meu marido),é o ar que respiramos. O João está acima de tudo e de todos. É muito tímido, muito meiguinho, mimalho,lindo de morrer, bom aluno e tem 13 anos. Vai para o 8ºano. É do mesmo signo que eu (carneiro).
Beijinhos

Isa disse...

Olá Aida, é só para deixar um beijinho e agradecer esta boa informação, que tanto nos anima. Gostei que tiesses passado pelo meu blogue, faz-nos bem esta troca de mimos. Tudo de bom para ti.retratoiluminado.

Anônimo disse...

.......
Oi, linda!.....
Cá estou, para vos dar miminhos....
mas não abusem...bem....
Então tens um João com 13 anos, ainda bem, que seja sempre bom menino e bom estudante.
Tens saído ou tens estado sempre em casa, se puderes sair dá as tuas voltinhas, não tenhas problemas, anda pra frente, estamos numa época que cada um faz a sua vida, e não tem complexos....
No mundo tudo de mais inexplicável pode acontecer, e quando toca, toca a todos, eu apesar de já ser um "bocadinho" mais velhota, sinto-me livre e não ligo nada ás mentalidades atrasadas, estou-me nas tintas para comentários, ou olhares estúpidos. Por acaso aqui na Póvoa é uma cidade muito simpática e moderna, talvez por haver muita gente nova e muito turismo, principalmente espanhois.
Hoje de tarde tenho de sair, vou-me arranjar, pôr-me jeitosa.....
um xi-coração para ti e que dê também pª o João. laura

Anônimo disse...

......
Desabafa sempre que quizeres.....
é para isso que aqui stou.......

laura

carla disse...

Olá Aida,
passei aqui pelo teu espaço,porque a Manuela me falou dele.
Estou aqui para de dar um grande abraço e muita força para superar todo o que apareça pela frente.Acreditando vencerás sempre.
Vou aparecer de vez em quando.
Beijocos...

Anixinh@ disse...

OI Aida,
td bem , é verdade a ciencia avança a passos largos e ainda bem , ..
Obrigada por teres passado no meu cantinho , e sempre bom receber miminhos,
Ah tu tens um rapaz de 13anos , eu tenho uma menina de 15 e um rapaz de 9 anos , eles são as nossa luz a nossa força para se enfrentar o dia dia , e claro os nossos maridos e tds os nossos amigos virtuais ou não , que nos preenchem completamente nesta luta pela vida, é bom acreditar ,...

Sabes eu tbem sou carneiro , nasceste em que dia ?
coincidencias ehh!!!

BEIJIHOS gordos e um resto de dia feliz beijinhosoooooosoooo
********
Anixinha

Aida guimarães disse...

Olá Laura, Carla e Anixinha. Obrigada ás três e também á Manuela por falar do meu blog. Laura não te preocupes, porque desde que me sinta bem fisicamente, não páro em casa. Hoje andei no "laréu" todo o dia. De manhã fui visitar as minhas colegas de trabalho e á tarde fui buscar o meu filho e fomos passear ao shopping. Há que aproveitar o "tempo" bom, porque segunda-feira vem aí a dose de cavalo. É o último cíclo de Taxol. Respondendo á pergunta da Anixinha, nasci a 25 de Março e o meu filho a 29. Muitos Beijinhos para todas! Boa Noite! Sonhos Lindos.....

Anônimo disse...

......
Assim é que é "laréu". Oh! "Laréu não vem de Laura?!!!......
Mas por acaso eu não sou de sair muito....... O meu marido precisa muito de companhia, está um pouco depressivo, é mais velho que eu, sai de manhã compra o jornal, passeia um pouco á beira mar (eu não vou sempre, pois gosto de cozinhar, cozinho de manhã e já fica para o jantar).
De tarde gosto muito de estar pelo jardim, que é grande, e de tratar da minha horta, que é pequena, mas que me enchem de energia......
Sou uma mulher muito activa, mas também tenho os meus momentos baixos. Mas disfarço.....
Cada um sofre á sua maneira.... o ideal não existe......
Eu penso muito em vocês, na Lara, Buba, Anixinha, Manuela, Silvia, essas todas que andam por aí, estamos todas unidas.... todos precisamos uns dos outros.... mas temos de ser fortes, aceitar os nossos azares..... e dar graças, quanto mais não seja por este grupo de gente boa (eu devo ser das mais mázitas....) que no fundo o que a gente pretende é dar um pouco de energia e esperança.
O nosso lema tem de ser:
Em frente com alegria.

Beijinhos Aida. Para todas um bom dia! laura