quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Aqui Está o Novo Medicamento

Ainda não tenho os comprimidos, só amanhã. A farmácia do hospital ainda não tinha a devida autorização. Fiz análises e está tudo bem. Trouxe um guia de tratamento muito
interessante. A toma dos comprimidos é continua sem qualquer pausa. O medicamento chama-se LAPATINIB. A CAPECITABINA que eles falam é a outra quimio oral que eu faço durante 14 dias.



4500 novos casos por ano

UE aprova primeiro tratamento alvo oral para o cancro da mama ErbB2-positivo

A GlaxoSmithKline anuncia a autorização condicional de comercialização concedida pela Comissão Europeia do Tyverb® (lapatinib), o primeiro medicamento oral que actua, especificamente, sobre dois alvos moleculares nas células tumorais. A aprovação é válida nos 27 estados-membro da UE, Islândia e Noruega.

O lapatinib, em combinação com a capecitabina, está indicado para o tratamento de doentes com cancro da mama avançado ou metastático, cujos tumores apresentem sobre-expressão (níveis excessivos) da proteína ErbB2, também conhecida por HER2. (Estes tumores designam-se por ErbB2-positivos ou HER2-positivos.) O novo medicamento destina-se a doentes com cancro da mama metastático com progressão após tratamento com antraciclinas, taxanos e após trastuzumab para doença metastática.1

As noticias de hoje reflectem que a GSK está preparada para disponibilizar o lapatinib na União Europeia (sujeito às regras de acesso ao mercado), estando a Empresa neste momento a trabalhar com as autoridades de saúde de todos os Estados Membro para assegurar que o lapatinib possa ser disponibilizado às doentes candidatas a este tipo de medicamento, tão rápido quanto possivel.

O lapatinib tem um mecanismo de acção inovador e diferente das actuais terapêuticas aprovadas para o cancro da mama ErbB2-positivo. O lapatinib é uma molécula pequena que actua no interior das células tumorais, onde bloqueia a actividade da ErbB1 (ou EGFR) e da ErbB2 (ou HER2), duas proteínas do grupo das tirosina-cinases. Num grande número de casos, a actividade anómala destas duas proteínas (que funcionam como receptores à superfície das células) é responsável pela proliferação tumoral.1,2

«Esta é uma boa notícia para as mulheres europeias com cancro da mama ErbB2-positivo avançado ou metastático que necessitam de novas opções terapêuticas por já terem sido tratadas com antraciclinas, taxanos e trastuzumab. Lapatinib vai desempenhar um papel muito importante no tratamento deste tipo particularmente agressivo de cancro da mama, e tem a vantagem adicional de ser um comprimido em vez de um injectável», afirmou o Prof. David Cameron, co-autor do estudo de Fase III EGF100151, Director da Rede Nacional de Investigação Oncológica do Reino Unido e docente de Oncologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Leeds, na Inglaterra.

«Presenciamos um grande avanço para as doentes, e para os médicos, da Europa. Lapatinib representa uma importante e inovadora opção terapêutica para um grupo de doentes que precisa, realmente, de novas possibilidades de tratamento», afirmou o Dr. Paolo Paoletti, Vice-Presidente da GSK e Director do Centro para o Desenvovimento da Oncologia Médica desta empresa. Nas suas palavras, «a aprovação do lapatinib, cuja actividade continuará a ser investigada noutros tumores, é prova do nosso empenho na descoberta e no desenvolvimento de novos tratamentos para o cancro».

Resultados Submetidos
A aprovação europeia baseia-se num ensaio-piloto de Fase III (EGF100151), no qual participaram mulheres com cancro da mama ErbB2-positivo localmente avançado ou metastático, com progressão após tratamento com antraciclinas, taxanos e trastuzumab. No ensaio, as doentes foram tratadas com lapatinib e capecitabina ou, apenas, com capecitabina. Neste estudo, o Tempo para a Progressão da doença (TPP), avaliado pelos investigadores, foi de 5,5 meses (23,9 semanas) após o tratamento com lapatinib e capecitabina, comparativamente com 4,2 meses (18,3 semanas) após o tratamento com, apenas capecitabina. A avaliação da Commissão Independente de Revisão dos Dados demonstrou que lapatinib em associação com capecitabina aumentou significativamente o Tempo para a Progressão da doença, que foi 6,2 meses (27,1 semanas) comparativamente com 4,3 meses (18,6 semanas) com apenas capecitabina (hazard ratio 0,57, p=0,001).4

As metástases no sistema nervoso central são um dos piores fardos para as doentes com cancro da mama.5 Além do endpoint primário (objectivo principal) deste estudo de fase III ter sido alcançado, os resultados preliminares de uma análise não-planeada demonstram uma incidência reduzida de metástases cerebrais como o primeiro local de recorrência. Nesta análise retrospectiva, 2% das doentes tratadas com lapatinib e capecitabina apresentou metastáses cerebrais comparativamente com 6% das doentes que só recebeu capecitabina.1 Estes resultados preliminares alcançados com o lapatinib são promissores, e constituem a base da investigação clínica que está curso nesta área.

Os acontecimentos adversos mais frequentemente observados no referido estudo clínico foram do foro gastrintestinal (diarreia, náuseas e vómitos), ou cutâneos (rash e síndrome palmo-plantar).1 Tanto a diarreia como o rash foram mais frequentes no grupo lapatinib+capecitabina do que no grupo capecitabina.4 Na sua maioria, estes eventos tiveram intensidade ligeira a moderada, e a incidência de eventos de graus III e IV foi baixa e muito semelhante em ambos os grupos.4 O lapatinib esteve, também, associado a diminuição da fracção de ejecção ventricular esquerda (LVEF), e foi relatada toxicidade pulmonar. O RCM (Resumo das Características do Medicamento) do lapatinib disponibiliza, aos médicos, toda esta informação em pormenor.1

A aprovação que o lapatinib acaba de receber é designada por «autorização condicional de comercialização». Esta é uma autorização concedida a um medicamento com uma avaliação positiva de benefício/risco que, preenche uma lacuna terapêutica, e cujos benefícios para a Saúde Pública compensem os riscos inerentes ao facto de ainda serem necessários mais resultados de investigação clínica. Uma autorização condicional de comercialização é válida por um ano, período após o qual pode ser renovada. Cumprindo as exigências inerentes a esta autorização, a GSK apresentará outros resultados do referido ensaio, e realizará mais um estudo clínico.

Espero que seja benéfico para mim e acabe com este gajo por uma vez.

Desejo-vos a todos um excelente fim de semana

Beijinhos e o mesmo de sempre......blá..blá.... ADORO-VOS

sexta-feira, 24 de outubro de 2008


A Nela do "É Só Mais Um Bocadinho" distinguiu o "Acredita Que Podes Vencer" com este prémio, ao que agradeço. Obrigada Nelinha.


As regras do prémio Dardos são as seguintes:


Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.


Quem recebe o “Prémio Dardos” e o aceita deve seguir algumas regras:


1. - Exibir a distinta imagem;
2. - Linkar o blog pelo qual recebeu o prémio;
3. - Escolher quinze (15) outros blogs a quem entregar o Prémio Dardos.

http://desabafosecompanhia.blogspot.com
http://vidasolar.blogspot.com
http://mari.lou-11.blogspot.com
http://revolucaodaalma.blogs.sapo.pt
http://graozinhosdeareia.blogspot.com
http://umanovavida.blogs.sapo.pt
http://blogando-me1.blogs.sapo.pt
http://aninhalourenço.blogspot.com
http://intermalmemos.blogspot.com
http://donasdalingua.blogspot.com
http://isa-casadosavos.blogspot.com
http://brilhodosanjos.blogspot.com
http://isabelguerreiro.blogs.sapo.pt
http://desabafosecompanhia.blogspot.com
http://island-sea.blogspot.com

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A minha carola está óptima!!!

Hoje fiquei a saber que a Tac cerebral está limpo.
Fiz o herceptin e mais um medicamento para corregir o potássio que estava baixo devido aos vómitos que tenho tido e a falta de apetite. Trouxe mais quimio para os próximos 14 dias. Também me foi prescrito mais medicação de corticosteroides (lá vou eu ficar com a cara de peixe balão), protecção gástrica, anti-estaminico e mais Codipront para a tosse. A Dra Teresa também me falou que pediu autorização para me dar um novo medicamento que substitui o herceptin. Esse medicamento é novo e é oral, o que quer dizer que passo a fazer toda a quimio em casa. De qualquer maneira ficou marcado novo tratamento para dia 12 de Novembro. Se a autorização for aceite volto lá antes. Sexta~feira tenho mesmo que lá passar para confirmar se o potássio voltou ao normal. Vim toda artilhada com a agulha espetada no cateter, assim na sexta é só tirar sangue.
Obrigada por estarem sempre preocupadas comigo.
Já sabem como eu preciso de vocês!!

Beijocas para todos

ADORO-VOS....ADORO-VOS....ADORO-VOS.............

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Bom Fim de Semana para todos!!!!


Beijocas, muitas, muitas......

ADORO-VOS....ADORO-VOS

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Hoje é a Imel que faz anos!!!!



Desejo que passes um óptimo dia junto da tua filhota e de quem mais gostas.
Também te desejo muitos anos de vida, com muita Saúde, Paz e Felicidade!!

Parabéns

Beijocas grandes e Gordas

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A Nossa Laurinha Hoje Faz Aninhos!!!!


A nossa Laurinha está de parabéns.

Conheci a Laurinha em Julho do ano passado. Combinamos um encontro no Jumbo da Maia.
Quando entrei na loja de flor na mão, oiço alguém a chamar por mim como se já me conhecesse à muito tempo. Era a Laura, também trazia uma flor na mão e vinha com um lenço na cabeça para ficar parecida comigo!!!
Desde então tem sido uma grande companhia, uma boa amiga, aliás para mim é muito mais que uma amiga e a Laurinha sabe disso.

Desejo que este dia se repita por muitos e muitos anos, cheios de Saúde e Paz porque o resto a gente corre atrás. E todas nós sempre presentes claro!!!!
Estas são das plantas preferidas da Laurinha, são só para ti minha querida....


ADORO-TE LAURINHA

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A pedido de várias familias, aqui está a Kika!!


Tenham um excelente fim de semana que nós cá em casa vamo-nos divertindo e limpando as porcarias da Kika.

Beijocas e fiquem bem

ADORO-VOS..........

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A Isa Iluminada está de PARABÉNS


Embora andes desaparecida, não nos esquecemos de ti!!
Parabéns e muitas felicidades e que este dia se prolongue
por muitos e muitos anos!!

Beijocas grandes

domingo, 5 de outubro de 2008

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Eu também estou presente!!





Hoje tive a visita da Laurinha!!
Lanchamos e falamos com a Marilou ao telefone. A Laurinha como sempre muito divertida.
Até me esqueci que fiz hoje tratamento. Amanhã vou fazer a Tac cerebral ao meio dia.

Beijocas

ADORO-VOS MUIIIIIIITO..............

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Tenho boas notícias sim....

Amanhã vou iniciar um novo tratamento. Pelos vistos é novo e está a dar muito resultado em casos como o meu. A minha médica de oncologia tirou algumas informações com colegas dela em Estocolmo e chegou à conclusão que vai ser bom para mim. Faço na mesma o Herceptin de 3 em 3 semanas sem interrupções, parei para já com o Faslodex, que é a hormonoterapia e vou fazer o tal tratamento novo que é oral. Isto quer dizer que faço a outra parte da quimio em casa durante 14 dias. Quantos ciclos vou fazer?? Ainda não se sabe, mas fiquei a saber que a Tac que fiz ao Tórax e abdominal estão a evoluir favorávelmente. A Dra. Teresa estava muito satisfeita com os resultados.
Falei-lhe do meu cansaço súbito do fim de semana e da minha face um pouco torta. Pode ter sido uma paralisia facial. De qualquer maneira vou fazer um Tac cerebral mais cedo do que o que estava marcado. A Dra. acha melhor tirar quaquer suspeita. Entretanto vai enviar-me para a fisioterapia
Depois de tudo isto, até com fome fiquei!!!!

Agradeço a todas amigas do peito e coração que passaram ontem e hoje a enviar mensagens de coragem e carinho. A nossa gosma de serviço até me dedicou o post anterior. És o máximo, tinhas mesmo de ser inventada!!!!

Obrigadas por tudo.

Não me canso de dizer ADORO-VOS....ADORO-VOS....ADORO-VOS