segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Arimidex - Hormonoterapia Que Iniciei a 13 de Setembro


Arimidex recomendado como boa alternativa ao tamoxifeno
Publicado: segunda-feira, 06 de Agosto de 2007 - 08:00


Os últimos dados publicados no “British Journal of Cancer” confirmam que o Arimidex (anastrozol) é um tratamento com boa relação custo-eficácia para o cancro da mama inicial e revelam que o custo por Ano de Vida Ajustado pela Qualidade (AVAQ) com este inibidor da aromatase é menor que o indício utilizado pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (NICE). Estas últimas descobertas, baseadas nas directrizes metodológicas mais recentes do NICE, corroboram ainda mais as recomendações iniciais do NICE e aumentam a crescente evidência de que o Arimidex oferece uma boa alternativa ao tamoxifeno, no tratamento adjuvante nas mulheres na pós-menopausa com cancro da mama em fase inicial e hormono-dependente.

Um estudo recente estima que o custo anual do tratamento hormonal no Reino Unido seja de 64,6 milhões de libras. Contudo, somente o custo do fármaco não reflecte a carga financeira total que o cancro da mama representa para o sistema de saúde de um país. A recorrência da doença também tem um impacto negativo, aumentando significativamente o custo total do tratamento, mais concretamente no que diz respeito ao diagnóstico, consultas clínicas, cuidados de pacientes internados e em ambulatório, necessidade de cirurgia/quimioterapia/radioterapia adicionais, gestão dos efeitos adversos e seguimento.

O professor Robert Mansel, do serviço de Cirurgia do Hospital de Cardiff (Reino Unido), comentou que a recorrência é o factor mais significativo no aumento do custo total do tratamento do cancro da mama. Portanto, a redução da recorrência é o aspecto que teria maior influência no custo do cancro da mama. Este modelo demonstra que ao prescrever-se um tratamento mais eficaz, que reduz o risco de recorrência nas mulheres na pós-menopausa, em comparação com o tamoxifeno, pode-se reduzir potencialmente a carga económica global que o cancro da mama tem no sistema de saúde.

O tamoxifeno tem sido considerado como sendo uma opção terapêutica eficaz e barata para o cancro da mama em fase inicial e hormono-dependente em mulheres na pós-menopausa. Todavia, os resultados do estudo ATAC demonstraram que o Arimidex é superior ao tamoxifeno, no que se refere à redução do risco de recorrência e na melhoria da tolerabilidade, e têm levado a uma aproximação deste fármaco como tratamento padrão privilegiado.

Estes novos dados proporcionam um apoio económico adicional para a recomendação por parte da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, sigla em inglês) que manifesta que o tratamento adjuvante para mulheres na pós-menopausa com cancro da mama hormono-dependente deverá incluir um inibidor de aromatase, de modo a reduzir o risco de recorrência do cancro. Para além disso, as directrizes da ASCO reconhecem que os inibidores de aromatase não deverão ser utilizados de forma intercalada, favorecendo assim a utilização deste agente, que mais dados relevantes oferece individualmente a cada situação clínica.

Isabel Marques

14 comentários:

Nela disse...

Na próxima consulta, vou moer a cabeça ao meu médico para saber se é de mudar o tamoxifeno por esse...

Se tivesse menos efeitos secundários, era óptimo!

Obrigada Aida por esta informação.

Loulou disse...

Aida,

Depois de teres colocado este post, fui ler mais coisas sobre o medicamento. Parece mesmo muito bom e há estudos que recomendam a substituição do tamoxifeno por este.

Beijocas

Anônimo disse...

-....
Vou reclamar... então não é que faço aqui um post todo jeitoso, não defazendo, e qual o espanto o dito não "colou" e foi-se, desapareceu!!!!!!!

Bem, eu dizia o seguinte: - Então Aidinha tomaste o lugar da Isa de Beja e pregas-nos injecções de remedinhos???? É, agora ela dedica-se às anedotas!!!!

Tá bem, por uma vez, passa...

Vai apanhando os meus beijinhos. laura

Cristina J. disse...

Aida, quanto á medicação que mencionas não me posso pronúnciar, porque felizmente não conheço (ainda!).

Agora, posso dizer-vos que quaisquer descoberta que possa beneficiar o paciente é de agradecer. Sempre que surge algo no mercado que traga menos efeitos secundários e melhore a aficácia dos resultados é de facto uma benção.

Bjinhos

P.S.- A Laura ainda não se recompôs!

Cristina J. disse...

Aida, minha querida, andas tão caladita...

Olha, se não estás na disposição de dizer larachas, nós também estamos aqui para ouvir e conversar... mas assim não vale!

Óh Laura, dá-lhe aí uma achega para ela nos vir dizer como anda, bolas.
Até tu, sempre tão astral para cima, não apareces...

Assim, temos que ir ao Norte dar-vos uma sova, de mimos, bem entendido!

Bjinhos para vocês

isa disse...

Ola Aida, como estás?...tenho andado arredada, mas fui ao cafezinho ontem e nao te vi, estive com a laura e a sonia. Em relação ao remédio alternativo, é de mudar, no dia 27 lá vou eu moer a cabeça do meu. É que o tamoxifene, tem uma serie de efeitos secundarios, que a esta altura naao me faziam falta nenhuma. Bem mas do mal o menos.

Beijnhos amiga, tudo a correr bem
Isa.

Aida guimarães disse...

Olá minhas Queridas Amigas

Vocês são todas um espectáculo.
Desculpem se as preocupei, mas não foi assim tanto tempo!!!

Realmente não é normal estar tanto tempo sem deixar os meus habituais comentários, mas tenho andado entertida e chego tarde a casa.
Desculpem....

Em relação ao medicamento que iniciei, para já não tenho sentido qualquer efeito secundário. São alguns, mas pelo que me contam, estes são bem melhores. Um deles é a falta de apetite.... hehehe
Gordura a mais do que a que tenho nem vê-la.

Tenho tido alguns convites para os cafézinhos, mas na rua. Logo vou tentar ficar em casa para tomar café convosco.

Beijos grandes

Cristina J. disse...

Menina linda...
Foi só ameaçar com uma ida deste enorme grupo aí para a Invicta, e tu vieste logo!

Agora já percebi: em vez, de tu e a Laura virem aqui dar á tramela, preferem ir mesmo ao "cafézinho", e assim nós não metemos o bedelho.
Marotas...

Mas não esqueçam de vir aqui dar um ar da vossa graça, ok?

Bjinhos para vocês

Aida guimarães disse...

Cristininha,

Não seja por isso, podem sempre aparecer cá em cima. Já disse que também arranjo uma "barraca".
Quando quiserem é só dizer.

Podes também meter o bedelho nos nossos cafézinhos da noite. És muito bem vinda. A nossa Nela tem o meu mail.

Obrigada pelos miminhos

Beijos grandes

Alda disse...

Olá Aida

Ando muito atarefada, chego tarde a casa, nem tenho tempo para ir ao cafézinho.
Beijinhos

Cristina J. disse...

Aida, querida, estava só a meter-me com vocês.

Eu começo a ficar inquieta quando alguma de vós deixa de vir aos blogs, já sabes, começo logo com minhoquices...mas agora tudo ok.

E eu acho que o cafézinho da noite é só para vocês, a velha guarda, não tenho nada que ir meter o nariz...

Quanto ao aparecer aí por cima, é melhor nem falares alto, sabes que estas miúdas andam sempre á procura de uma desculpa para encontros!

Um beijo grande para ti

Anônimo disse...

doce Aida, que saudades...

Adorava estar contigo, mas não nos temos encontrado no MSN, infelizmente... tenho perguntas e mil perguntas...

O teu post de hoje foi muito importante, uma divulgação importante num blog tão visitado, quanto é o teu.

Sois todas muito corajosas, muito fortes!
Um exemplo.

fica bem, aida...

Mil beijinhos doces para ti

X

Alda disse...

Aida
Por onde andas?
Está tudo bem contigo?

Beijocas

Cristina J. disse...

Um beijinho Aida.

Espero que esteja tudo bem contigo.
Bom fim de semana.