quinta-feira, 31 de maio de 2007

Equipa anuncia novas esperanças contra cancro

Uma equipa de cientistas portugueses e britânicos descobriu uma alteração genética numa forma agressiva de cancro da mama que poderá abrir caminho a um tratamento mais eficaz da doença.
A descoberta consta de um estudo que será publicado na próxima semana pela revista britânica Oncogene, disse ontem à agência Lusa um dos seus autores, o Prof. Fernando Schmitt, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).
Os cientistas detectaram uma alteração no gene supressor tumoral BRCA1, encontrada frequentemente em algumas formas de cancro hereditário da mama, numa forma não hereditária da doença conhecida por “carcinomas do tipo basal”.
O estudo mostra que o BRCA1 é “desligado” em alguns cancros mamários do tipo basal, o que os torna semelhantes aos cancros hereditários relativamente aos seus mecanismos celulares de proliferação e de ausência de reparação de erros do ADN” - explicou o investigador.
Cerca de 10 a 15% das cerca de 4.500 mulheres diagnosticadas anualmente em Portugal com cancro da mama têm esses carcinomas de tipo basal, muitas vezes associados a maus prognósticos e com grandes probabilidades de se disseminarem para os pulmões e cérebro.Como estes tumores não apresentam receptores de estrogénio, não respondendo por isso à terapêutica hormonal (Tamoxifeno) ou ao Herceptin, “esta descoberta é fundamental para o desenvolvimento de novas formas de os tratar” - refere o estudo.
“O cancro da mama não é uma única, mas sim diferentes doenças, sendo cerca de 5% delas causadas por mutação no BRCA1 e hereditárias”, disse Fernando Schmitt, que lidera a investigação sobre esta patologia no IPATIMUP. “Nós descobrimos que o gene BRCA1 pode também estar implicado em alguns tipos não hereditários de cancro da mama” - sublinhou.
Existem actualmente novos medicamentos específicos para formas hereditárias de cancro da mama causadas por falhas nos genes BRCA1 e BRCA2, sendo que estes fármacos matam selectivamente células tumorais deficientes no gene e afectam pouco as células normais.Segundo este professor de Patologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o estudo “abre a possibilidade de que estas novas classes de drogas, específicas para mulheres com cancro da mama hereditário, possam também ser apropriadas para algumas mulheres com carcinomas da mama do tipo basal”.A potencial vantagem destas drogas é que poderão ser mais eficazes e menos tóxicas do que os tratamentos gerais actualmente utilizados - assinalou.Neste estudo, cuja parte laboratorial decorreu durante dois anos e incidiu sobre amostras retrospectivas de vários países, mas na sua maioria de Portugal, trabalharam investigadores do IPATIMUP e colegas do Breakthrough Breast Cancer Research Centre, de Londres.

9 comentários:

laura disse...

.......
Aidinha.
É sempre o que vos digo a ciência não pára.......
Mas agora uma pergunta:
è mesmo necessário que as minhas meninas não façam mais nada senão procurar artigos sobre o assunto da vossa doença? Claro que é o que mais vem á cabeça, mas quanto mais lerem não vos irá ainda fazer mais confusão? Desculpa a minha franquesa.....

De certeza que já soubeste de pessoas que se safaram do cancro, pensa que tu vais ser mais uma delas

Pensa nisto.

bjslaura

Ana disse...

Ola Aida
a ciencia esta muito empenhada em desenvolver melhores metodos para curar este cancro , e isso é mt bom para nos que temos esta doença .
Mas por vezes não podemos ligar a tudo o que lemos na net acho que as vezes só nos poe mais confusas ,
Amiga , cada caso é um caso , e tu já es uma vencedora pensa sempre nisso , cada dia que passa somos vencedoras , acredita que a força e a esperança que nasce connosco quando sabemos que temos esta doença , e uma mais valia para tudo dar certo , tens aqui uma amiga sempre que quiseres eu estou aqui pro que der e vier , mas tus és forte e vais conseguir ...
Beijinhos grande com muito carinho
Anixinha

laura disse...

...
Bom dia.....
Então como vai o astral?
Tem de estar bom que aqui na Póvoa está um tempo bom....
Vamos laurear.....
Eu já andei a rabiar pelo jardim, em casa faz a empregada, fora faço eu. Ontem andei a cortar uma sebe de loureiros, enormes, que todos os anos tenho de cortar as cristas
e fiquei derreada.... mas quem corre por gosto.... e depois eu sou terrível ninguém faz como eu!
então vai daí faço eu.... as meninas (emp.) apanham as folhas, que é bem xato..... Á noite estava com os braços....que horror!
Eram 9h estava na cama a ver a tv.
Bem, a conversa vai boa mas vou pregar para outra freguesia.
Bjs. laura

celeste disse...

Ola Aidinha obrigada pela informação ,gosto de saber o mais possível sobre a nossa doença e não me prejudica nada saber mais e mais porque não estou obcecada ,tenho outros interesses como todas nós e se estou mais triste ponho uma musica a tocar bem alegre e bem alto,até danço sozinha.brigada e beijo grande

laura disse...

......
Aidinha:
Então como vai este fim de semana?
Como te sentes? Tudo pra cima.....
nada de pensamentos malucos....
Hoje fui á Jardiland, conheces?
Fui lá comprar coisas que precisava para o jardim....entre elas um mangerico....
Espero que possas dar um passeio com os teus e que te sintas muito bem. Beijinhos da laura

aida guimarães disse...

Olá meninas.
Laura, Anixinha e Celeste. A nossa Laura é sempre aquela máquina, bem disposta e sempre a dar força a todas. Anixinha, pelos vistos já estás melhor. Estavas tristinha outro dia. Em relação ás pesquisas, eu faço-as desde o início e não me faz confusão, tenho que saber tudo. O nome dos medicamentos que me dão todas as semanas, os efeitos, o que me pode acontecer e não gosto que me escondam nada. Quero saber tudo. Todas nós já somos vencedoras e a prova é estarmos aqui a falar de nós sem tabus. Como a Celeste diz, temos outros interesses e muito mais importantes.
Tamos todas juntas e eu estou a adorar conhecer-vos, mesmos virtual que seja, mas fazem-me muito bem.

Beijinhos muito grandes para todas

dina disse...

olá a todas...é só pra deixar 1 grande abraço e dizer ke cm força de vontade e uns xelentes médicos /amigos conceguimos passar mais esta...eu tenho cancro da mama neste momento pela 2x,estou a fz a kimio pela 2 x tambem!tenho 30 anos,e a 1 x ke tive foi cm 27...abraço

Claudia Lopes disse...

Aidinha

Conforme te prometi,vim espreitar o teu blog. Aproveito para deixar aqui um beijo de 'força' e dizer-te mais uma vez k és uma Mulher fantastica.
Beijos da tua vizinha de baixo
Cláudia

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島必買 婚禮顧問 婚禮顧問 花蓮民宿 花蓮民宿